Page Nav

HIDE

Pela primeira vez na história coração de porco é transplantado em humano; entenda

                                                                      Imagem meramente ilustrativa Um  homem de 57 anos, chamado David Benne...

 

                                                                    Imagem meramente ilustrativa

Um homem de 57 anos, chamado David Bennett, recebeu o coração de um porco geneticamente modificado, no primeiro transplante do tipo feito na história da medicina.

O caso histórico aconteceu nos Estados Unidos. O paciente não tinha condições de receber o órgão humano e sobrevivia graças a um equipamento.

O procedimento foi realizado na última sexta-feira (7), em Maryland. De acordo com estudos da universidade local, essa é a primeira vez que o coração de um animal continua batendo em uma pessoa sem rejeição imediata.


As válvulas cardíacas do porco já são amplamente utilizadas em humanos pela medicina atual. O animal é considerado um doador ideal devido ao tamanho e facilidade de reprodução.

O porco utilizado na operação pertencia a um rebanho que passou por uma modificação genética para evitar a rejeição do órgão em pacientes humanos. O responsável pela operação, Bartney Grift, disse que o resultado é revolucionário e traz esperança a milhares de pacientes que passam anos aguardando na fila por um transplante.


Nos Estados Unidos, mais de 6 mil pacientes morrem a cada ano antes de receber um órgão e cerca de 110 mil esperam por um transplante.


Com informações do Jornal de Brasilia