Cientistas encontram ovo com “bebê dinossauro” preservado - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Cientistas encontram ovo com “bebê dinossauro” preservado

  Um estudo publicado nesta terça-feira (21), na revista científica iScience, revelou que um grupo de cientistas encontrou um fóssil de um e...

 

Um estudo publicado nesta terça-feira (21), na revista científica iScience, revelou que um grupo de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro dentro do ovo, na China. A pesquisa aponta que o “bebê dinossauro”, que recebeu o nome de Baby Yingliang, pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos.

A descoberta anunciada nesta semana surpreende por conta do fato de que, nos últimos 100 anos, apesar de muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros terem sido encontrados, a descoberta de um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.

Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. O item acabou sendo armazenado e ficou esquecido até que foi redescoberto durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

O fóssil ajudou os pesquisadores a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros. De acordo com o estudo, o “bebê dinossauro” está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas. Na prática, tal descoberta sugere que este grupo desenvolveu uma postura semelhantes à das aves no final da incubação.

Por: Pleno.News