Por que lacraia “grudou” em lábio de estudante? Entenda o que aconteceu

 

O caso da estudante de Comércio Exterior Nataly Galdino, 21 anos, acendeu um alerta sobre picadas de animais peçonhentos, como a lacraia. A jovem, que mora em em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi mordida na boca enquanto dormia no último sábado (11/10) e acabou com os lábios inchados e doloridos.

A lacraia é um artrópode pertencente ao grupo dos miriápodes, que têm corpos cilíndricos e muitos pares de pernas. O animal costuma se esconder em frestas durante o dia e sair para caçar à noite, período em que a jovem foi atacada.

De todos os pares de pernas, apenas um não é usado para locomoção: o último, cuja função é capturar presas a partir de estímulos sensoriais. Assim, quando a lacraia encosta em uma possível presa, o corpo todo dela se contrai enquanto o veneno é injetado. O líquido é capaz de paralisar e até mesmo matar outro animal, que servirá de alimento.

Nataly Galdino contou que sentiu uma ardência na parte superior da boca e viu que o bicho estava com as garras presas ali. Por mais que ela tentasse puxar, o animal não se soltava do local. “Fiquei cinco segundos tentando, com uma dor insuportável e não desgrudava. Eu levantei da cama, liguei a luz, vi minha boca cortada e a lacraia, gigante, na coberta”, disse ao g1.

Segundo o Ministério da Saúde, no caso dos seres humanos, não há relatos de envenenamentos graves provocadas por lacraias, mas o efeito imediato da picada no organismo é o que Nataly sentiu: dor forte e inchaço na região. Daí a vermelhidão tão intensa dos lábios. A depender do caso, pode haver ainda febre, calafrios, tremores e suores. O órgão também afirma que o veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem.

CUIDADOS

O órgão recomenda que vítimas de picadas busquem orientação médica e, para tratamento em casa, usem compressas de água quente na região.

As lacraias costumam andar por locais úmidos, onde conseguem proliferar. Por isso que muitas aparecem em banheiros.  O Ministério da Saúde alerta que é importante limpar, semanalmente, ralos, caixas de gordura, esgotos, jardins e outras áreas da casa onde possa haver água acumulada. Também é essencial manter os ralos fechados quando não estiverem em uso.

Sempre ao se mexer em lugares que possam ter bichos peçonhentos, é aconselhado que se use sapatos e luvas para se proteger.

Já com a região menos inflamada, Nataly Galdino brincou que ficou com “boquinha de Angelina Jolie” e que não se incomodou com as brincadeiras a partir do episódio. “Tomem cuidado, gente, porque é uma dor de cabeça desnecessária por coisa besta. Mas estou bem e adorando os memes”, disse, no Instagram, na noite de quarta-feira (13/10).

O post Por que lacraia “grudou” em lábio de estudante? Entenda o que aconteceu apareceu primeiro em Metrópoles.

Postar um comentário

0 Comentários

Páginas