Medalha Tiradentes reconhece atuação em nome da segurança pública - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Medalha Tiradentes reconhece atuação em nome da segurança pública

  Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (27), o governador Ibaneis Rocha homenageou 291 militares e civis com a maior condecor...

 

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (27), o governador Ibaneis Rocha homenageou 291 militares e civis com a maior condecoração da Polícia Militar do DF (PMDF): a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, também conhecida como Medalha Tiradentes. A honraria serve como reconhecimento à prestação de serviços relevantes à segurança pública do Distrito Federal.

Em seu discurso, o governador ressaltou a importância do trabalho das forças de segurança durante os últimos meses, marcados pela pandemia. “Passamos por muitas dificuldades, principalmente na área da saúde, e tivemos inúmeras manifestações na Esplanada dos Ministérios e não tivemos sequer um incidente com violência na nossa cidade. Isso demonstra a capacidade técnica, organizacional e de comando que existe dentro da nossa Polícia Militar”, afirmou Ibaneis.

Um dos condecorados com a medalha, o Capitão Renan Arakaki, que está na PMDF há 14 anos, não escondeu o orgulho de fazer parte da turma de homenageados.

“Me sinto muito honrado em receber a Medalha Tiradentes, relembrando os valores e princípios que a PMDF traz para a sociedade. É uma demonstração de valorização e reconhecimento do nosso trabalho”, ressaltou.

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, parabenizou os condecorados e celebrou o trabalho de todos em prol da segurança pública.

“É por isso que esta comenda, a de mais alto grau no âmbito desta Polícia Militar, recebe o nome do nosso mártir e patrono, Medalha Tiradentes. Uma homenagem a cada um dos nossos policiais militares, a vocês que, mesmo com o risco da própria vida, mantêm-se altaneiros na guarda e da sentinela desta capital”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, também enalteceu o trabalho em prol da segurança pública feito no âmbito do DF. “Em nome do Governo Federal, parabenizar a Polícia Militar pelo trabalho de excelência que faz, que traz tranquilidade a todos nós. Parabenizar a todos os agraciados por esta comenda”, reiterou.

A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.

A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do Distrito Federal, os militares das demais corporações militares – nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da PMDF.

A lista dos 291 condecorados com a Medalha Tiradentes está presente no Decreto nº 42.259, de 30 de junho de 2021, e foi publicada no Diário Oficial do DF de 1º de julho deste ano.

* Com informações da PMDF