Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, diz XP/Ipespe



A um ano e quatro meses das eleições presidenciais de 2022, o ex-presidente Lula (PT) aumentou sua vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem patido) na corrida pelo Planalto e está nove pontos percentuais à frente nas intenções de voto, segundo edição de junho da pesquisa XP/Ipespe.

O petista, que tinha apenas dois pontos de vantagem no segundo turno saiu de 42% para 45% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, caiu de 40% para 36%. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo turno, Bolsonaro perderia também para Ciro Gomes (PDT), que agora tem 41% das intenções de voto, enquanto o mandatário tem 37%. Considerando apenas o primeiro turno, no entanto, Ciro Gomes foi o candidato que mais perdeu espaço na disputa. Na edição anterior, ele aparecia com 9%; agora, está com 6%.

O presidente Bolsonaro também perdeu um ponto e saiu de 29% para 28% no primeiro turno. Lula, por sua vez, saltou três pontos e foi a 32%. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, também aparece na pesquisa. Ele oscilou um ponto para menos, passando de 8% para 7% em comparação ao levantamento anterior.

Já na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são citados, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24% das intenções de voto. Os outros candidatos, juntos, somaram 8%. Os que votariam branco ou nulo também somaram 8% e os que não responderam, 36%.

Rejeição aumenta

Os entrevistados também foram questionados sobre a opinião acerca da gestão do presidente Jair Bolsonaro. Metade (50%) considerou a administração federal ruim ou péssima, com uma diferença de um ponto percentual em relação à última pesquisa.

Segundo os dados, em outubro, o presidente tinha aprovação de 31%. Isso significa que a parcela que desaprova o governo Bolsonaro cresceu 19 pontos percentuais em 9 meses e se intensificou no pior momento da pandemia.

Perguntados sobre os rumos econômicos, aqueles que consideram que o país está no rumo certo agora são uma parcela maior: saíram de 26% e agora são 29% dos entrevistados. Os que consideram que está no caminho errado saíram de 63% para 60%.

O levantamento revelou, também, que o medo do surto de coronavírus diminuiu de 50% para 45%. O país tem, hoje, mais de 480 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia e registra cerca de 2 mil óbitos diariamente.

Copa América

Os entrevistados foram questionados, ainda, sobre a realização da Copa América no Brasil. Do total, 64% revelaram ser contrários e outros 29%, favoráveis. Entre aqueles que têm uma visão negativa do presidente Jair Bolsonaro, 83% reprovam o torneio. Entre os apoiadores, 58% aprovam a realização da competição no Brasil.

A pesquisa XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas por telefone em âmbito nacional nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho.

Por: Correio Braziliene 

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Gostaria de saber o que é, XP/IPESP ??? e onde foram feitas as pesquisas,quantos foram ouvidos??? Estou achando muito estranho> 1% de muito,é muito ! 100% de nada, continua nada! ESTÁ MUITO CONFUSO ESTA PESQUISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A realidade é manipulada. E proposital, achando que vão fraudar as urnas e o resultado ser equivalente ao que eles querem. Desde o início do governo eles fazem pesquisas e vivem nesse inferno. Os ladrões não desistem facil. O povo de BEM, patriota, defensor do seu país, é dono dessa nação e não aceita ser roubado e manipulado. Arranje outra justificativa

      Excluir
  2. Respostas
    1. Quero ver alguém atender pesquisas. Quanta mentira. Articulação desenfreada para na no manipular nas urnas não acreditam. Fakenews

      Excluir
  3. Pesquisa feita em porta de presídio no dia de visita, é confiável?

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber,como eles fazem essas pesquisas?🤥deve ter sido na passeata do pt
    Um vez me perguntaram que partido eu representava, falei que nenhum
    Pois meu partido e o Brasil
    Tentaram fazer eu dizer que apoiava o PT, perguntei do que se tratava,disseram que era pesquiza sobre eleições para 2021
    E eu disse que apoio o Bolsonaro,sabe o que aconteceu depois disso?Me ignoram completamente,Eu perguntei se iriam colocar meu voto,eles disseram que não
    Não confio nessas pesquisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre manipularam os resultados, para justificar as fraudes e transferência de votos nas urnas.Se o voto não pode ser impresso, não pode ser declarado

      Excluir
  5. Só me resta rir kkkkkkk.... pesquisadores saiam com o Lula na Rua...por favor...se é que vcs tem coragem

    ResponderExcluir
  6. Quanta mentira e manipulação. Eles sempre fraudaram e nos resultados, dava exatamente como planejavam. PIADA!

    ResponderExcluir
  7. Só louco e antipatriota, que não tem respeito pelo seu próprio trabalho, aceut ser roubado

    ResponderExcluir
  8. Os apoiadores dos PTistas,vendem seus votos por cargos publicos,para descontar 20% do salário e repassar para o partido. Assim o PT rouba do povo uma dinheirama, que seria para educação, saúde, estradas, portos, aeroportos...

    ResponderExcluir

Páginas