“Fechar tudo e deixar o povo passar fome, é covardia”, diz deputada - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

“Fechar tudo e deixar o povo passar fome, é covardia”, diz deputada

A deputada estadual Rosane Felix (PSD-RJ), vice-presidente do diretório da legenda no estado do Rio de Janeiro, fez duras críticas às medida...



A deputada estadual Rosane Felix (PSD-RJ), vice-presidente do diretório da legenda no estado do Rio de Janeiro, fez duras críticas às medidas de lockdown determinadas no âmbito da pandemia de Covid-19. De acordo com a parlamentar fluminense, a medida pode criar um caos social, fazendo com que milhões de brasileiros entrem no mapa da fome, pobreza e miséria.

“Em nome do combate à pandemia, milhões de brasileiros estão passando fome e a pobreza e miséria crescem em uma velocidade assustadora. Isso sem falar na violência, que também cresce. Existem pais desesperados, a ponto de fazerem loucuras por não poderem dar alimento e um teto para suas famílias. Como se paga um aluguel por exemplo”, questiona a deputada.

E uma pesquisa divulgada nesta semana, pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), endossa a fala da deputada. De acordo com os dados obtidos pela Pessan, a pandemia deixou 19 milhões com fome em 2020, atingindo 9% da população brasileira, a maior taxa desde 2004, há 17 anos, quando essa parcela tinha alcançado 9,5%.

O número ainda é quase o dobro do que havia em 2018, quando o IBGE identificou 10,3 milhões de brasileiros nessa situação. Na avaliação de Rosane, é preciso que representantes do Executivo e Judiciário tenham responsabilidade social para impedir o aprofundamento da crise que começa a aumentar pelo país.

“Se os governadores e prefeitos insistirem em fechar tudo, sendo respaldados pelo Judiciário, o Brasil vai viver um caos social como nunca antes na história. É preciso rever, com urgência, essas medidas restritivas que estão sendo impostas à nossa população”, alerta Rosane Felix.

A deputada ainda rejeita acusações de “negacionismo”, e ressalta que o vírus é perigoso, mas destaca que não é plausível que tudo seja fechado, fazendo com que as pessoas passem fome em razão da falta de renda para o sustento dos seus familiares.

“Não sou negacionista, o vírus é real e mata. Precisamos combatê-lo através da prevenção, do respeito aos protocolos sanitários, garantindo o atendimento hospitalar, o tratamento da doença e proteger o grupo de risco. Mas, fechar tudo e deixar o povo passando fome, é uma covardia”, protesta.

Rosane Felix também destaca que determinados grupos políticos têm utilizando a crise econômica, de saúde e social, provocadas pela pandemia, para tentar desestabilizar o governo federal, antecipando o debate eleitoral de 2022.

“Parem de politizar a crise! Existem grupos políticos que estão tentando instalar o caos, quebrar o governo agora para nas eleições de 2022 se apresentarem como salvadores da pátria. Chega de hipocrisia, estamos vivendo uma crise econômica mundial por conta dessa pandemia. É preciso ter empatia e se colocar no lugar do próximo”, finaliza.

Por Terra brasil notíciasl