Volkswagen pode começar a produzir veículos voadores da China - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Volkswagen pode começar a produzir veículos voadores da China

A Volkswagen está analisando o mercado de veículos voadores na China, tornando-se a mais recente montadora a sondar as possibilidades de via...



A Volkswagen está analisando o mercado de veículos voadores na China, tornando-se a mais recente montadora a sondar as possibilidades de viagens aéreas pessoais. A maior montadora da Europa disse em um comunicado na terça-feira (9) que a “mobilidade vertical” pode ser o próximo passo depois da tecnologia de direção autônoma.

“Portanto, estamos investigando conceitos e parceiros em potencial em um estudo de viabilidade [na China] para identificar a possibilidade de industrializar essa abordagem”, acrescentou a montadora em comunicado.

A China é o maior mercado de automóveis do mundo e também concentra o maior número de clientes individuais da Volkswagen.

A notícia chega em um momento que a montadora alemã dá um grande salto na produção de carros elétricos. A companhia aumentou em mais de três vezes a entrega de veículos elétricos no ano passado em relação a 2019, enquanto as entregas de híbridos avançaram 175% para 190.500 unidades.

Mas a “mobilidade vertical” tem mais obstáculos do que a mobilidade elétrica, incluindo segurança e confiabilidade. Os veículos voadores precisariam operar em um espaço aéreo lotado, disputando lugar com pequenos drones e aviões tradicionais, além de uma estrutura regulatória — o que pode levar anos.

Em entrevista postada no LinkedIn na terça-feira, o chefe da Volkswagen na China, Stephan Wöllenstein, disse ao presidente da Volkswagen, Herbert Diess, que a empresa também planeja desenvolver um drone que posteriormente poderia ser licenciado. A ideia é que essa inovação ajude a montadora a participar do futuro mercado de mobilidade baseado “em levar coisas pelo ar e não pelas ruas”.

A Volkswagen se junta a uma lista crescente de empresas que exploram o potencial dos veículos voadores. No Consumer Electronics Show em Las Vegas no mês passado, Uber e Hyundai revelaram planos para um táxi voador elétrico.

Enquanto isso, empresas como Porsche, Daimler e Toyota apoiam startups que trabalham na indústria de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL).

Em setembro, a empresa japonesa Sky Drive Inc. conduziu a primeira demonstração pública de um veículo voador no Japão. E a alemã Lilium, que também está desenvolvendo uma aeronave eVTOL, anunciou em novembro seu primeiro hub nos Estados Unidos perto de Orlando, Flórida.

Leia também: