Enfermeiro com nova variante da Covid-19: “Passei por noites horripilantes” - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Enfermeiro com nova variante da Covid-19: “Passei por noites horripilantes”

O enfermeiro Altair Nonato da Silva, 45 anos, é considerado o primeiro caso confirmado de infecção pela nova variante do coronavírus em Peru...




O enfermeiro Altair Nonato da Silva, 45 anos, é considerado o primeiro caso confirmado de infecção pela nova variante do coronavírus em Peruíbe, na Baixada Santista (SP).

Ele atua como enfermeiro em um hospital de São Paulo. Segundo o laboratório de diagnósticos Dasa, o paciente foi infectado pela mesma cepa que surgiu no Reino Unido, na última terça-feira (16/2).

Após sete parentes testarem positivo para a Covid-19, Altair diz que percebeu maior poder de transmissão do vírus,. 

Dentro da própria casa, a esposa do profissional foi a primeira a ter sintomas. Já Altair, fez o teste e recebeu diagnóstico positivo em 6 de janeiro. Os sintomas vieram após a confirmação do exame, com febre, tosse, dor no corpo e diarreia. Passou a monitorar para ver se teria piora no quadro.

Mesmo sendo medicado e acompanhando a situação, foi internado no Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, São Paulo. “Todos esses dias, eu tendo calafrios, sudorese noturna. Foram noites horripilantes. Falei para a minha esposa: ‘Eu vou ter que internar, porque senão eu vou morrer em casa aqui, do seu lado’ “. Altair chegou a ter 75% do pulmão comprometidos e precisou fazer uso de oxigênio.

Variante

Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a variante B.1.1.7 pode ser até 70% mais transmissível do que as versões anteriores do vírus. A nova mutação foi detectada pela primeira vez no sudeste da Inglaterra em setembro.

A secretaria de Saúde de Peruíbe confirmou que o sequenciamento da amostra é a mesma da variante do Reino Unido B.1.1.7. Ela havia sido informada pelo Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na última terça-feira.

No entanto, a Secretaria da Saúde de São Paulo não confirmou o novo caso da variante na cidade de Peruíbe. A pasta informou que o estado registrou 25 casos de Covid-19 da cepa de Manaus e sete casos da variante britânica.


As informações são do portal G1.