Cerca de 2 mil estudantes se inscreveram na EJA - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Cerca de 2 mil estudantes se inscreveram na EJA

A Secretaria de Educação (SEE) recebeu aproximadamente 2 mil registros de estudantes inscritos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). En...




A Secretaria de Educação (SEE) recebeu aproximadamente 2 mil registros de estudantes inscritos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encerrado em 30 de dezembro de 2020, o período de inscrições superou a expectativa em um ano de pandemia. No total, foram 1.909 mil novos estudantes que manifestaram desejo de ingressar em vagas da EJA para o primeiro semestre do ano letivo de 2021, que começa em 8 de março.

Pessoas interessadas que ainda não tenham feito inscrição terão nova oportunidade para fazê-lo: a SEE vai abrir um período para completar as vagas remanescentes. A data será divulgada em tempo hábil.

A SEE atende, por semestre, cerca de 50 mil estudantes da EJA. A modalidade é destinada a pessoas com mais de 15 anos – o público reúne jovens, adultos e idosos – que não concluíram os estudos ou não tiveram oportunidade de estudar. Essas matrículas ocorrem automaticamente, pois são estudantes que, já inscritos na rede pública de ensino, seguem o fluxo.

50 milestudantes da EJA, em média, são atendidos a cada semestre pela SEE

“A Secretaria de Educação prepara os professores que atuam na EJA para receber esses estudantes de acordo com as suas necessidades, desde o momento da matrícula”, explica a diretora de EJA da SEE, Lilian Sena. “A EJA traz a possibilidade de o trabalhador exercer o seu direito à educação, retomando os seus estudos para, assim, concluir a educação básica e melhorar as condições de sua vida e da família.”

A matrícula na EJA também pode ser feita durante todo o ano letivo. Para isso, basta procurar a secretaria da escola que oferta a modalidade de ensino e efetivar cadastro.  E, caso o cidadão não tenha documentação específica – como o histórico escolar –, é feita uma avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos do futuro estudante e direcioná-lo a uma etapa/série correspondente ao seu nível.

A maneira como o início das aulas será processado, se de forma híbrida ou não, vai depender da situação da pandemia na ocasião. Essa decisão será tomada somente após as avaliações científicas da evolução da pandemia nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

 *  Com informações da SEE