A Terra está mais próxima de buraco negro do centro da galáxia, aponta estudo - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

A Terra está mais próxima de buraco negro do centro da galáxia, aponta estudo

Um relatório feito pelo o periódico  Publications of the Astronomical Society of Japan  apontou que o planeta Terra está mais perto do centr...



Um relatório feito pelo o periódico Publications of the Astronomical Society of Japan apontou que o planeta Terra está mais perto do centro da Via Láctea.

O estudo foi possível graças ao catálogo de astrometria do projeto de Exploração de Rádio Astrometria por Interferometria de Longa Linha de Base (Vera, na sigla inglês). 

As análises vêm sendo realizadas pelos japoneses desde o ano de 2000, e mostram a Terra a 25.800 anos-luz do buraco negro que existe no centro da Via Láctea.

A informação contradiz as medições da União Astronômica Internacional (UAI) que determina a distância de 27.700 anos luz e 220 km/s entre nosso planeta e o buraco negro. A diferença numérica dos dois estudos é de 2 mil anos luz de distância e 7 km/s de velocidade.

O projeto Vera usa antenas espalhadas por todo o Japão, que alinham a potência de cada uma e direcionam para um telescópio exclusivo.  

Dessa forma, o equipamento obtém dados observando a amplificação de micro-ondas estimuladas de radiação.

CNN Brasil