Rompidos desde 2018, Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e selam a paz - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Rompidos desde 2018, Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e selam a paz

Rompidos desde antes das eleições de 2018, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, se...


Rompidos desde antes das eleições de 2018, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, se reuniram e fizeram as pazes. O encontro aconteceu no mês passado na sede do Instituto Lula, em São Paulo, mas só foi revelado nesta quinta-feira (29) pelo jornal O Globo.

Essa ação pode significar uma possível reaproximação entre os partidos de esquerda para tirar Jair Bolsonaro (sem partido) do poder em 2022. A tratativas para viabilizar a reunião duraram aproximadamente um mês e foram intermediadas pelo governador do Ceará, Camilo Santana, filiado ao PT, mas aliado dos irmãos Gomes em seu estado.

De acordo com O Globo, a reunião durou uma tarde inteira. Ciro teria falado de suas mágoas com o PT, enquanto Lula relembrou ataques ao seu partido. No entanto, o tema central foi Bolsonaro e sua forma de governo.

Desde o mês passado, ambos cessaram as alfinetadas um contra o outro. Atualmente, Lula está inelegível por causa de sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá-SP.

Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, na última segunda-feira (26), o ex-marqueteiro do PT João Santana disse que uma chapa entre Lula e Ciro em 2022 seria imbatível. "Se as esquerdas se unirem em torno de Ciro Gomes, Ciro Gomes pode ser um candidato extremamente viável", disse.

"Lula tem que tirar da cabeça que ele precisa de um novo banho de urna presidencial para se purificar ou para reconstruir a imagem. Ele não precisa disso. Se ele pudesse ser candidato, Lula seria o melhor perfil de vice-presidente que poderia ter. Essa chapa [Ciro e Lula] seria imbatível. Mas os egos, os venenos... É impossível acontecer", completou.