DF entrega ao STF lista de 234 caminhões que foram a Brasília - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

DF entrega ao STF lista de 234 caminhões que foram a Brasília

  O governo do  Distrito Federal  apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF ), nesta quarta-feira (16), uma lista com a identificação de p...

 

O governo do Distrito Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (16), uma lista com a identificação de proprietários – tanto pessoas como empresas – de 234 caminhões que se dirigiram a Brasília para participar de protestos em frente aos quartéis das Forças Armadas.

O documento lista veículos com placas do DF e de dez estados – Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A lista foi elaborada pela Subsecretaria de Operações Integradas, remetida ao comandante-geral da Polícia Militar do DF e levada ao ministro Alexandre de Moraes.

A lista está inserida em uma ação em que foi determinada a desobstrução de vias em todo o país após os protestos realizados logo que o segundo turno das eleições presidenciais terminou. O magistrado determinou que as forças policiais e o Ministério Público identificassem os responsáveis pelas interdições, mirando agora em possíveis organizadores e financiadores dos bloqueios.

Os documentos juntados ao Supremo pelo governo do Distrito Federal ressaltam que a lista de caminhões identificados “é decorrente do monitoramento preventivo da segurança pública e não relacionadas a infrações de trânsito cometidas”. Os papéis são datados da última sexta (11).

Segundo o Secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira, os caminhões que se dirigiram à capital federal estão estacionados em local previamente indicado pelo Comando Militar do Planalto, sem a identificação de eventuais lideranças até o momento.

Ao remeter os documentos ao Supremo, o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da PM no Distrito Federal, ainda prestou informações adicionais a respeito de decisão assinada por Moraes. O ministro do STF havia ordenado o desbloqueio de vias na capital federal após a notícia de que 115 caminhões estariam se deslocando para Brasília.

Em despacho assinado no último dia 10, Alexandre ainda determinou que as polícias identificassem eventuais caminhões utilizados para bloqueios, remetendo as informações à juízo para que possam ser aplicadas aos respectivos proprietários multa horária de R$ 100 mil.

Ao STF, o coronel Fábio Augusto Vieira afirmou que foram registradas, nos dias 1 e 2 de novembro, interdições parciais em sete rodovias federais, mas que “nenhuma das interdições ocorreu por completo e, em todas elas, a Polícia Militar, em apoio à PRF interveio imediatamente, liberando o tráfego”.

Quanto a “manifestações” na área sob jurisdição do Exército, em frente ao Quartel-General, o coronel sustenta que “houve autorização do Comando Militar do Planalto juntamente com o Governo do DF para que veículos transitassem e permanecessem no local, em áreas pré-determinadas pela Secretaria de Segurança Pública”.

*AE