Page Nav

HIDE

Paulinha Abelha está na escala “mais grave do coma”

  Os médicos responsáveis pelo tratamento da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, deram mais detalhes sobre o estado de saúde d...

 

Os médicos responsáveis pelo tratamento da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, deram mais detalhes sobre o estado de saúde da artista, que continua em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, no Sergipe. Em entrevista coletiva eles afirmaram que o quadro neurológico da cantora é preocupante. O restante do organismo está estabilizado.

A entrevista teve participação do doutor André Luis Veiga, médico intensivista, doutor Ricardo Leite, diretor técnico do Hospital Primavera, e doutor Marcos Aurélio Alves, médico neurologista.

Segundo os profissionais de saúde, Paulinha está em escala Glasgow 3, considera a “mais grave do coma”. Para se ter uma ideia, uma pessoa saudável tem escala Glasgow 15.

– Coma é uma condição reversível. Em nenhum momento falamos em morte cerebral. Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda – disse o doutor Marcos Aurélio.

Ainda de acordo com o trio de médicos, exames não indicaram qualquer problema anterior relacionado à ingestão de produtos com fins estéticos, como emagrecedores ou diuréticos.

– Ela tomava algumas formulações, mas era em caráter supervisionado [por médicos]. Quando falamos em toxicidade, ele é um agressor. Mas não é necessariamente uma toxina. Podemos estar diante de algum medicamento prolongado – afirmou Ricardo Leite.

Segundo os profissionais, é possível que, apesar da lesão renal, a cantora se recupere com o tempo.

– A gente trabalha com proximidade de uma lesão renal aguda. Muitos pacientes se recuperam em situações assim, outros podem desenvolver um caso mais crônico e necessitar de terapia renal substituída. Nesse momento, substituímos pela hemodiálise – acrescentou.

Até o momento, os médicos não trabalham com a possibilidade de transferir Paulinha para São Paulo, como desejava a família. Eles explicaram que o hospital oferece todo o suporte necessário para a cantora no momento.

Paulinha Abelha está internada desde o dia 11 de fevereiro, quando passou mal durante uma turnê do Calcinha Preta em São Paulo.

Por: Pleno.News