Chuvas isoladas devem refrescar Distrito Federal no próximo fim de semana - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Chuvas isoladas devem refrescar Distrito Federal no próximo fim de semana

  No sábado, a chuva deve amenizar o calor do Distrito Federal. Mas, enquanto isso, o brasiliense terá de aguentar mais alguns dias de massa...

 

No sábado, a chuva deve amenizar o calor do Distrito Federal. Mas, enquanto isso, o brasiliense terá de aguentar mais alguns dias de massa de ar quente e seco, com poucas nuvens no céu, termômetros acima de 35°C e baixa umidade relativa do ar.

Até lá, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a capital do país terá mais um recorde no ano: a temperatura máxima deve chegar ao maior valor de 2021 nesta semana — a mais alta até o momento foi registrada em 6 de setembro e ontem, quando a estação de monitoramento de Águas Emendadas, na região de Planaltina, marcou 35,6°C (leia Dia de calor).

Com os novos números, o Inmet publicou dois alertas para a capital federal, com duração até a noite desta terça-feira (21/9). Um dos avisos prevê onda de calor de “perigo potencial”, o primeiro nível de preocupação. O risco à saúde é leve, segundo o instituto, mas a temperatura média pode ficar 5°C mais alta por até três dias. A outra notificação envolve a baixa umidade relativa do ar, caracterizada como “de grande perigo”, o ponto mais alto da escala.

A umidade relativa do ar mínima pode ficar abaixo de 12%, o que aumenta riscos de incêndios florestais e à saúde das pessoas, devido a possíveis manifestações de doenças pulmonares ou dores de cabeça. “Nos próximos dois ou três dias, podemos ter temperaturas maiores do que estamos sentindo neste mês”, alerta o meteorologista do Inmet Olívio Bahia. Com a chegada da primavera nesta quarta-feira (22/9), haverá aumento da nebulosidade, o que faz crescer as possibilidades de chuva no fim de semana.

Enquanto a estação das flores não começa, os amigos Ubiratã de Oliveira, 18 anos, Augusto Nobre, 16, e Gabriel Oliveira, 16, apostaram em uma alternativa para lidar com o clima. Desde que os números dos termômetros começaram a subir, os estudantes recorreram ao Lago Paranoá, na tentativa de amenizar o calor. “É a quarta ou quinta vez que visitamos. Refresca muito. Viemos andando de casa; então, é um caminho bom. Chegamos fervendo”, brincou Augusto. O grupo mora na Granja do Torto e leva, em média, meia hora em cada trecho do trajeto.

Dia de calor

Confira as temperaturas e as taxas da umidade relativa do ar registradas nessa segunda-feira (21/9), nas cinco unidades de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Estação meteorológica — Temperatura — Umidade
Águas Emendadas — 34,7°C — 14%
Brasília — 34,4°C — 16%
Brazlândia — 34°C — 13%
Gama — 35,6°C — 11%
Paranoá — 35,2°C  —14%

Fonte: Inmet

Por: Correio Braziliense