Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Publicidade abaixo de destaque

‘Pai da urna eletrônica’ é tirado da chefia de Secretaria do TSE

O coautor do projeto que desenvolveu a Urna Eletrônica, Giuseppe Janino, considerado o ‘pai’ do equipamento, foi removido do comando da Secr...



O coautor do projeto que desenvolveu a Urna Eletrônica, Giuseppe Janino, considerado o ‘pai’ do equipamento, foi removido do comando da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Janino estava à frente da Secretaria há 15 anos e agora irá cumprir a função de assessor especial no gabinete da Presidência do TSE.
A decisão partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso meses atrás, com o aval de Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que assumirão a presidência do Tribunal no próximo ano

A troca é motivada por uma série de ocorrências nas últimas eleições municipais, quando um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA), constatou que os sistemas ainda não estavam concluídos no momento em que a campanha de votação foi iniciada. Houve também atraso na totalização dos votos, além de falhas no aplicativo do TSE, na prestação de contas dos candidatos e na autuação dos processos.

A Secretaria de informática será entregue ao comando de Júlio Valente da Costa Júnior, que contribui com a Justiça Eleitoral há mais de 25 anos. Valente também faz parte da Secretaria e ocupava, desde 2009, o cargo de chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados (Setot), responsável pelos sistemas de totalização dos votos e divulgação dos resultados das eleições.

Por: Pleno news

Nenhum comentário

Publicidade rodapé