Mais de oitocentas abordagens no fim de semana - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Mais de oitocentas abordagens no fim de semana

Realizada em Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, São Sebastião, Gama e Planaltina, a operação Quinto Mandamento resultou na abordagem de ma...



Realizada em Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, São Sebastião, Gama e Planaltina, a operação Quinto Mandamento resultou na abordagem de mais de 800 pessoas e fiscalização de quase 400 veículos no fim de semana passado. O foco da ação integrada, que ocorre semanalmente sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), é a redução dos crimes contra a vida.

A operação reúne as forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).  Duzentos e catorze servidores participaram da ação.

“Nosso objetivo é coibir os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios, mas a presença policial e o trabalho semanal realizado sempre, de sexta a domingo nas regiões administrativas, contribui diretamente para redução de crimes contra o patrimônio e o combate ao tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, por exemplo. Temos ainda a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e a interdição de estabelecimentos comerciais irregulares”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

De acordo com o titular da pasta, a ação é complementar à atuação de cada órgão. “Essa operação ocorre independentemente do trabalho diário de cada um dos participantes, ou seja, é uma ação complementar às ações rotineiras”, completa.

A Quinto Mandamento é realizada a partir da análise das ocorrências criminais que aponta os locais, dias e horários com maior incidência criminal. “Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistada nos dois últimos anos e obter resultados cada vez mais positivos”, avalia o secretário Executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves.

Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais de 813 pessoas. Juntos, os policiais consultaram também  283 veículos. A PMDF empregou os militares dos dois batalhões da cidade (8º e 10º), Rotam, Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV).

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 83 veículos, com apoio do DER/DF. Dois veículos foram removidos ao depósito. Foram aplicadas ainda 83 notificações. Seis pessoas estavam sem habilitação.

Bombeiros militares fizeram orientações a 43 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

Fiscalização

O DF Legal vistoriou 75 estabelecimentos nas seis regiões fiscalizadas. Foram aplicadas duas multas por aglomeração e seis estabelecimentos comerciais foram interditados.

“Verificamos desde documentação de autorização de funcionamento aos protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da covid-19 e aglomerações. Esta é uma ação que contribui de forma muito positiva com a redução da criminalidade, que é o foco desta operação coordenada pela SSP/DF”, explica o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública