A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (20), em Brasília, resoluções que determinam a apreensão de...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (20), em Brasília, resoluções que determinam a apreensão de medicamentos falsificados, recolhem anabolizantes sem registro e proíbem em todo o país o uso de implantes hormonais com nesterona manipulados em farmácias.
As medidas estão nas Resoluções-RE nº 641 e nº 642, assinadas pela área de inspeção e fiscalização da agência. As decisões atingem remédios de alto custo usados no tratamento de câncer, diabetes e obesidade.
Entre os casos, a Anvisa confirmou problemas no Mounjaro (tirzepatida), indicado para diabetes tipo 2 e também usado para perda de peso. A fabricante Eli Lilly do Brasil informou a circulação do lote D838838 com diferenças na embalagem.
Segundo a agência, havia impressão borrada no rótulo e espaçamento irregular entre mês e ano na data de validade. A Anvisa determinou apreensão e proibiu armazenamento, venda, distribuição, fabricação, importação e uso do lote que, segundo a agência, trata-se de “falsificação”.
Outro alerta envolve o Enhertu (trastuzumabe deruxtecana), usado contra câncer de mama e tumores HER2 positivos. A Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica comunicou a identificação do lote 416466 com frascos fora do padrão.
Foram apontados frascos maiores que o habitual, tampa descascando e tampa metálica pintada de amarelo, diferente da original. A Anvisa também proibiu a comercialização e determinou a apreensão.
Houve ainda registro de falsificação do lote C7936C3 do Botox, após aviso da AbbVie Farmacêutica, por divergência nas datas de fabricação e validade. O imunoterápico Opdivo (nivolumabe), lotes ACW7159 e ACS8612, também já havia sido alvo de medidas semelhantes.
Além das falsificações, a agência proibiu a manipulação, venda, propaganda e uso de implantes com o hormônio nesterona em farmácias magistrais. A decisão vale para todo o território nacional e inclui o recolhimento dos estoques.
De acordo com a Anvisa, ficou comprovada “a manipulação irregular de implantes contendo o fármaco Nesterone”. A substância não tem avaliação e aprovação de eficácia e segurança para esse tipo de uso.
A agência também determinou a apreensão de anabolizantes e hormônios anunciados por empresa não identificada e sem registro sanitário. Entre eles estão boldenona, oxandrolona, oximetolona, diferentes tipos de testosterona, drostanolona, anastrozol e liotironina.
A Anvisa orienta pacientes, clínicas e hospitais a conferirem o número do lote, a integridade da embalagem e a origem dos produtos antes do uso. Em caso de suspeita, o material deve ser separado e comunicado às autoridades sanitárias locais.
Por: Pleno.News
