O fluxo na principal ligação entre Brasil e Venezuela amanheceu interrompido neste sábado (3). Após o anúncio de uma ofensiva militar dos...
O fluxo na principal ligação entre Brasil e Venezuela amanheceu interrompido neste sábado (3). Após o anúncio de uma ofensiva militar dos Estados Unidos em território venezuelano, as autoridades do país vizinho fecharam a fronteira em Pacaraima, no norte de Roraima. A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF), que percebeu alteração significativa no movimento de pessoas na região.
A PF observou redução no fluxo migratório e informou que a Venezuela fechou sua fronteira hoje – disse Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.
Registros feitos por volta das 8h, divulgados pela Polícia Militar de Roraima, mostram viaturas e militares do Exército posicionados nas imediações do marco fronteiriço, onde ficam as bandeiras dos dois países. Cones foram colocados para impedir a passagem de veículos e pedestres.
A decisão ocorre poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar que forças norte-americanas realizaram uma operação militar de grande escala na Venezuela e retiraram o presidente Nicolás Maduro do país por via aérea, acompanhado da esposa.
Até a publicação desta reportagem, o Exército em Roraima e o Comando Militar da Amazônia não haviam se manifestado sobre o reforço ou a movimentação de tropas na região fronteiriça. Roraima é considerada o principal corredor de entrada de venezuelanos no Brasil. Desde 2015, Pacaraima concentra grande parte do fluxo migratório de pessoas que deixam a Venezuela em razão da crise vivida sob o regime Maduro
Por: Pleno.News