Autoridades da Colômbia confirmaram neste sábado (10) que vão continuar a procurar Wilson, o cão farejador que ajudou a encontrar as qu...
Autoridades da Colômbia confirmaram neste sábado (10) que vão continuar a procurar Wilson, o cão farejador que ajudou a encontrar as quatro crianças que estavam desaparecidas desde 1° de maio, após a queda de um avião na selva amazônica. O animal se perdeu durante a operação.
– A busca ainda não terminou. A nossa premissa: ninguém é deixado para trás. Os soldados continuam a operação para encontrar Wilson – disse o Exército da Colômbia em sua conta no Twitter.
Os protagonistas do milagre da sobrevivência na selva durante 40 dias são a menina Lesly Mucutuy, de 13 anos, e os irmãos Soleiny Mucutuy, de nove, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de quatro anos, e uma bebê de um ano, Cristin Neruman Ranoque.
As crianças foram encontradas em um local remoto entre os departamentos de Caquetá e Guaviare, onde eram procuradas incessantemente durante semanas por cerca de 200 militares, incluindo comandos das Forças Especiais do Exército, e por indígenas da região, todos no âmbito da “Operação Esperança”.
Os quatro menores viajavam em um avião Cessna 206 operado pela empresa Avianline Charter que caiu no dia 1° de maio, matando a mãe, o piloto e outro adulto, cujos corpos foram encontrados duas semanas depois.
BUSCA POR WILSON UNE A COLÔMBIA
Quando a notícia da descoberta das crianças foi divulgada, as redes sociais explodiram em festa e muitas pessoas destacaram o trabalho de Wilson, um pastor belga malinois que, no entanto, se perdeu e ainda não foi encontrado.
– A nossa premissa como comandos: nunca abandonar um companheiro caído no campo de combate. A Operação Esperança está avançando na busca do nosso canino Wilson, que, durante o rastreio e na ânsia de encontrar as crianças, se afastou da tropa e se perdeu – declarou o comandante das Forças Armadas, general Helder Giraldo.
O nome Wilson é agora a principal tendência no Twitter na Colômbia, com pessoas destacando o trabalho do cão e pedindo que a busca continue.
– Wilson está desaparecido. Ministro (da Defesa) Iván Velásquez, o que este grande amigo conseguiu na Operação Esperança, o amor que os animais nos dão e a importância que têm em si mesmos, exigem que não o abandonemos. Por favor, procurem-no, informem-nos – disse a senadora Andrea Padilla, do partido Aliança Verde, no Twitter.
Carlos Villegas, membro da Defesa Civil que trabalhou na busca pelas crianças, disse à emissora Blu Radio que Wilson foi fundamental para encontrar as crianças. De acordo com Villegas, Wilson foi quem “deu pistas” sobre o paradeiro das crianças.
– Ele olhava para nós e queria nos dizer algo, mas saía e voltava para a selva – disse ele sobre o cão farejador, que os colombianos esperam que também seja encontrado vivo em breve.
*EFE