Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ibespe mostrou quem a população considera responsável pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unido...
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ibespe mostrou quem a população considera responsável pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos contra o Brasil. De acordo com o levantamento, 25,3% das pessoas consideram que o culpado é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 19,9% acham que é o presidente dos EUA, Donald Trump, e 11,5% acreditam que o responsável é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
– A tentativa de criminalizar a denúncia feita por Eduardo Bolsonaro não encontrou respaldo na opinião pública. Ao contrário do que alegaram seus adversários, a população majoritariamente não o vê como traidor da pátria – afirma o cientista político Marcelo Di Giuseppe.
Na pesquisa, apareceram ainda outros nomes. São eles: o governo brasileiro (7,7%), o ministro Alexandre de Moraes (2,8%), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (2,8%) e o STF (1,2%).

O estudo, realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, ainda mostrou que, para 60% dos entrevistados, a medida estadunidense é uma retaliação política, enquanto 29,7% acham que a motivação é comercial.
– Mesmo com o esforço em rotular a medida como econômica, os dados mostram que a maioria da população compreendeu o contexto geopolítico da decisão. Isso revela uma consciência política que vai além da superfície das narrativas – adicionou Giuseppe.
Por: Pleno.News