Deputados distritais fazem visita técnica ao Túnel de Taguatinga antes da inauguração - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Deputados distritais fazem visita técnica ao Túnel de Taguatinga antes da inauguração

  Um grupo de deputados distritais de vários partidos fez uma visita técnica, na tarde desta sexta-feira (2), ao Túnel de Taguatinga, que se...

 

Um grupo de deputados distritais de vários partidos fez uma visita técnica, na tarde desta sexta-feira (2), ao Túnel de Taguatinga, que será inaugurado na próxima segunda-feira e se chamará Rei Pelé. Acompanhados pelo secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Luciano Carvalho de Oliveira, eles percorreram partes da edificação por onde passarão 85 mil veículos, diariamente.

Fizeram parte da comissão, Chico Vigilante (PT), Doutora Jane (Agir), Joaquim Roriz Neto (PL), Martins Machado (Republicanos), Paula Belmonte (Cidadania), Pastor Daniel de Castro (PP) e Pepa (PP).

Os parlamentares conheceram também o centro de controle, instalado entre os dois sentidos do túnel. De lá, os operadores vão monitorar 24 horas a operação. Entre os sistemas de segurança, o local contém um reservatório com 99 mil litros de água, e vai acompanhar, por exemplo, mudanças de temperatura e a qualidade do ar, entre outras situações.

Durante o percurso, os distritais fizeram vários questionamentos relativos à segurança, incluindo rotas de fuga e policiamento, além de outras questões.

Sobre a obra

O túnel terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. O investimento é de R$ 275 milhões. O consórcio Novo Túnel é responsável por executar as obras. Os recursos são oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. A previsão é de que a obra seja concluída em 24 meses.

O túnel fará uma ligação subterrânea para quem segue para Ceilândia, pela via Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. Objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro de Taguatinga. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão mergulhar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Para a cobertura fotográfica completa da visita, acesse o Flickr da Agência CLDF

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF