Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Brasília vai sediar Copa Brasil de Marcha Atlética 2023 - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Brasília vai sediar Copa Brasil de Marcha Atlética 2023

  _O DF inscreveu 30 atletas, entre eles o medalhista Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO)_ O Distrito Federal está send...

 

_O DF inscreveu 30 atletas, entre eles o medalhista Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO)_

O Distrito Federal está sendo palco de grandes eventos esportivos. No próximo dia 5 de março, Brasília vai sediar a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abrirá a temporada nacional de 2023 da modalidade. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo e conta com o apoio institucional da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Vão participar da competição 77 atletas, de 21 clubes, de nove Estados e do Distrito Federal. O DF inscreveu 30 atletas, entre eles o medalhista Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), campeão por equipes em várias categorias desde 2011. 


A CASO vai competir praticamente em casa, já que apenas 25 km separam Sobradinho de Brasília. O clube inscreveu 26 atletas – do Sub-16 ao Adulto no masculino e no feminino.


Com 12 homens e 14 mulheres, a equipe brasiliense, presidida pelo treinador João Sena, além do Caio, se destacam os atletas Lucas Mazzo, Max dos Santos, Diego Lima, Elianay Barbosa e Gabriela Muniz, por exemplo.


O Secretário de Esporte e Lazer Interino do DF, Renato Junqueira, celebrou a chegada da Copa Brasil de Marcha Atlética no DF e afirma que o Distrito Federal já é a capital do esporte. “A Secretaria de Esporte e Lazer comemora mais esse grande evento na nossa cidade. Isso só reforça que o DF é a capital do esporte. Não posso deixar de ressaltar, o orgulho do DF de ter entre os atletas, o melhor da modalidade. Mais uma vez, reforço que a Secretaria trabalha para formar os melhores atletas do país. Estamos ansiosos para o evento”, destaca.


Caio Bonfim é um dos grandes destaques da competição. O brasiliense é medalha de bronze nos 20 km no Campeonato Mundial de Londres-2019, vice-campeão do Walk Racing Tour 2022 e atual campeão da Copa Brasil dos 20 km.


O brasiliense de 31 anos, como ídolo, influencia vários atletas, com seu jeito cordato em nome da evolução da marcha no Brasil. “Fico feliz de poder competir em casa. Essa é a segunda vez que a Copa acontece aqui, a primeira em Sobradinho, mas no centro da Capital do País, nós dá uma melhor expectativa. Treinamos para chegar no nosso melhor momento e meu foco deste ano também está voltado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile”, disse. O torneio de atletismo do Pan será disputado entre 29 de outubro e 5 de novembro.


As provas da Copa Brasil serão disputadas num circuito no Eixão Sul entre as quadras 202/102. Segue a programação:


6:45 - Cerimônia de abertura

7:00 - 35 km Feminino Adulto

7:05 - 35 km Masculino Adulto

7:30 - 20 km Feminino Adulto

7:35 - 20 km Masculino Adulto

8:45 - 10 km Feminino Sub-20

9:00 - 10 km Masculino Sub-20

9:15 - 10 km Masculino Sub-18

9:45 - 5 km Feminino Sub-18

10:30 - 5 km Masculino Sub-16

10:45 - 3 km Feminino Sub-16


Texto: Ascom SEL/DF

Com informações da CBAt

Foto: Wagner Carmo/CBAt