Page Nav

HIDE

Lula mente ao dizer que MEIs são contados como empregos

  Durante o debate realizado na noite desta sexta-feira (28) na Rede Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o gover...

 

Durante o debate realizado na noite desta sexta-feira (28) na Rede Globo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo de Jair Bolsonaro (PL) conta os microempreendedores individuais (MEIs) como empregos formais

A informação não procede. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) contabilizam apenas empregos com carteira assinada.

E, segundo esses dados, somente em 2022 foram gerados mais de 2,1 milhões de novos empregos. Com isso, o país passou a ter 43 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Pelo terceiro trimestre seguido, o desemprego no Brasil recuou, estando em 8,7%. Sendo assim, a população desocupada chegou ao menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015.

Outro dado falso apontado pelo petista é que há aumento na informalidade. Na verdade, a taxa de informalidade caiu, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nesta quinta-feira (27).