Lula ‘minimiza’ alta do PIB: ‘Nem sempre significa mais emprego’ - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Lula ‘minimiza’ alta do PIB: ‘Nem sempre significa mais emprego’

  O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a alta do Produto Interno Bruto (PIB) não se reflete no aumento de salário ou n...

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a alta do Produto Interno Bruto (PIB) não se reflete no aumento de salário ou na maior geração de empregos. De acordo com o petista, os dados podem revelar apenas “acúmulo de riqueza” para o empresariado brasileiro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1% no primeiro trimestre, na comparação com os últimos três meses de 2021.

– Quando o PIB cresce você não recebe aumento de salário porque o PIB cresceu. Nem sempre o PIB crescer significa que gerou mais emprego. Às vezes, nós temos certeza que gerou acúmulo de riqueza em quem é empresário neste país – disse o ex-presidente durante debate sobre cooperativismo realizado em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (2).

E continuou:

– Agora, quando o PIB não cresce você pode ter certeza que o trabalhador perde. Quando ele cresce a gente não tem certeza quem ganha, mas quando não cresce a gente tem certeza que vem para as costas do trabalhador – completou Lula.

Na linha de destacar políticas econômicas que vigoraram durante suas gestões na Presidência, Lula afirmou que no seu governo o salário mínimo era reajustado pela inflação medida pelo INPC mais a variação do PIB de dois anos antes.

– Aí você estava dando o aumento do PIB para o trabalhador – disse o ex-presidente.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) tem optado por dar apenas o reajuste pela inflação, garantido pela Constituição, devido à situação delicada das contas públicas.

*AE