Queiroga compara pandemia à guerra e diz que Brasil está "perto de vencer inimigo" - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Queiroga compara pandemia à guerra e diz que Brasil está "perto de vencer inimigo"

  Chefe da pasta da Saúde explicou que a revisão da continuidade da emergência em saúde pública é prerrogativa do ministro, mas indicou que ...

 


Chefe da pasta da Saúde explicou que a revisão da continuidade da emergência em saúde pública é prerrogativa do ministro, mas indicou que não tomará a decisão sozinho.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a falar nesta sexta-feira (18/3) sobre um possível  fim da emergência em saúde pública de importância nacional, decretada em fevereiro de 2020 em razão do surgimento da covid-19. Segundo o cardiologista, o Brasil caminha para pôr fim à emergência já que, na análise do ministro, a pandemia está em "um cenário de desaceleração franca". 

"Nós rumamos para pôr fim a essa emergência sanitária. [...] Essa pandemia é uma guerra e nós estamos bem perto de vencer o nosso inimigo", afirmou o ministro durante discurso em um evento do programa Previne Brasil, realizado em Belo Horizonte. 

Queiroga explicou que essa revisão da continuidade da emergência é uma prerrogativa do ministro da Saúde. No entanto, ele disse que não tomará a decisão sozinho, mas com a ajuda de outros Poderes, ministérios e estados e municípios.

"O ministro não vai tomar essa decisão sozinho, vai tomar ouvindo as secretarias municipais e estaduais de Saúde, os outros ministérios, os outros Poderes, para que transmitamos segurança para nossa população", indicou. 

Este é um movimento que Queiroga já realiza desde a última semana. O chefe da pasta da Saúde se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e com o presidente do Supremo Tribunal Federal ( STF), Luiz Fux,  para discutir sobre a flexibilização de restrições pela pandemia de covid-19. 

Flexibilizações

O ministro da Saúde comentou ainda que o atual cenário da pandemia no Brasil permite a flexibilização de medidas. "Temos vários estados e municípios onde a pandemia esta sob controle, tanto é assim que em mais de 16 estados já se flexibilizou ou uso da mascara", pontuou. 

Na quinta-feira (17), o estado de São Paulo desobrigou o uso do item de proteção em locais fechados,  com exceção do transporte público e nas unidades de saúde.