Page Nav

HIDE

Ibaneis inaugura CIL e coordenação regional em São Sebastião

  O governador Ibaneis Rocha  inaugurou, na manhã desta terça-feira (8/2), o Centro Interescolar de Línguas (CIL) e a Coordenação Regional d...

 

O governador Ibaneis Rocha inaugurou, na manhã desta terça-feira (8/2), o Centro Interescolar de Línguas (CIL) e a Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião.

O Complexo Educacional funciona na antiga área do albergue da cidade, às margens da DF-473. O espaço tem 4,6 mil metros quadrados.

“Esse CIL que se inaugura aqui vai atender cerca de 3,5 mil crianças. Até aulas de japonês terão aqui. Vamos investir muito na educação de São Sebastião para que nenhuma criança fique longe da escola. Temos um projeto muito grande para a região”, afirmou.

Na oportunidade, Ibaneis anunciou que o GDF pretende iniciar, ainda em 2022, a construção de duas escolas. “Pretendemos construir também uma Unidade Básica de Saúde, e estamos projetando um hospital para São Sebastião. A população aqui cresceu muito, e temos de ter uma atenção muito especial com essas pessoas”, afirmou o chefe do Executivo local.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia.

“Isso é motivo de muita comemoração. O espaço está maravilhoso. Transformamos um albergue em tudo isso aqui. É para os estudantes, para as crianças da rede pública de ensino do DF, que nós trabalhamos”, pontuou Paranaguá.

Construção

O investimento nesta etapa é de R$ 1,5 milhão, com recursos do Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (Pdaf). Foram feitos serviços de alvenaria, hidráulica, elétrica e telhado, além de limpeza, pintura, pavimentação de estacionamento e construção de quebra-molas na área externa.

A Coordenação Regional de Ensino funcionava em um prédio alugado ao custo mensal de R$ 11,12 mil, valor que deixará de ser pago, gerando economia.

O CIL vai ter a capacidade de atendimento ampliada de 1 mil para 3,5 mil alunos. As aulas serão ofertadas nos três turnos e nos idiomas de inglês, francês e espanhol, além do ensino de libras.

Concursos

Ao ser questionado sobre a aprovação de concursos para delegado da PCDF, além de certames das secretarias de Educação e Saúde, o governador informou que ainda não existe um prazo para contratar novos servidores.

“Isso vai variar de acordo com cada um dos concursos. A expectativa é de que eles sejam abertos, realizados em menor prazo possível, porque nós precisamos de servidores públicos qualificados, e eu tenho incentivado a realização de concursos e trabalhado na contratação desse profissionais”, pontuou.

“A gente espera que os concursos sejam realizados nesse primeiro semestre e concluídos ao longo do ano para que, no próximo ano, a gente tenha as contratações”, finalizou.

Por: Metrópoles