2012: Jornal Nacional apontava abandono das obras do São Francisco - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

2012: Jornal Nacional apontava abandono das obras do São Francisco

  Em 2012, o Jornal Nacional (JN) veiculou uma matéria denunciando o abandono na obra de transposição do rio São Francisco durante os govern...

 

Em 2012, o Jornal Nacional (JN) veiculou uma matéria denunciando o abandono na obra de transposição do rio São Francisco durante os governos petistas. A transposição está sendo finalizada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e tem conclusão prevista para 2024.

A reportagem do JN revela que em 2012, ano em que Lula prometeu que ocorreria a conclusão da megaobra, apenas 43% dela havia sido feita. Desde o início do projeto, em 2007, até a data de exibição da matéria, o custo da obra havia quase dobrado.

Imagens revelaram ainda que trechos da transposição do rio que já haviam sido feitos precisariam ser reconstruídos devido ao abandono. Durante o processo, ao menos quatro consórcios romperam o contrato com o governo alegando que o valor da licitação era menor do que o custo real.

Ao fim da reportagem, a então ministra do planejamento Miriam Belchior informou ainda que o novo prazo para a entrega da obra seria 2015.

Confira a reportagem: