Parquinhos e praças reformados para o lazer - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Parquinhos e praças reformados para o lazer

  Os últimos dois meses foram de trabalho intenso em Planaltina para a recuperação de diversos espaços de lazer de uso da comunidade. Um inv...

 

Os últimos dois meses foram de trabalho intenso em Planaltina para a recuperação de diversos espaços de lazer de uso da comunidade. Um investimento de cerca de R$ 100 mil do governo transformou praças, pergolados, quadras de esportes, pontos de encontro comunitários e parquinhos infantis, tudo ficou novinho em folha. Não só na região central da cidade, mas também em bairros próximos (confira a lista ao final).

Uma empresa contratada atuou em alguns pontos de lazer conhecidos da população, mas que foram se deteriorando com o passar dos anos. No Residencial DVO, pouco antes da entrada da cidade, crianças se divertem durante toda a semana num parquinho totalmente novo. “Ficou bem legal, agora colocaram areia nova. Pintaram os brinquedos. Antes o chão era de pedra. Até já me machuquei”, conta o estudante Zhayon Barcelos, 8 anos.

“Agora, falta melhorar a quadra de esportes que está velha”, opina o irmão de Zhayon, James Barcelos, 6. O parque infantil do DVO foi cercado, recebeu dois caminhões de areia e teve todos os brinquedos pintados em azul, amarelo e vermelho. O local é uma das poucas opções para a criançada brincar no contraturno.

O ginásio de esportes do Buritis 3, um parque vizinho e o campinho de areia também ficaram com aspecto de novos. Com o piso preservado, a administração vai investir na pintura do ginásio, alvo de pichações. O campo de futebol teve a areia trocada, além das traves consertadas e pintadas. Os equipamentos de calistenia também foram reparados.

Diversos pergolados de madeira coberto de flores – locais onde se pega uma ‘sombrinha’ – também foram lixados e envernizados pela cidade. Ações que se concentraram também no Vale do Amanhecer,  Mestre D’armas e em outros pontos da cidade.

Mais cinco parquinhos serão construídos

“São pontos que a gente visitou e viu que estavam precários. No Buritis 3, por exemplo, o campo de areia precisou de uma terraplanagem e de areia nova porque já não tinha”, explica o diretor de obras, João Link. “É um dos maiores bairros de Planaltina e esse complexo de esporte é bem cheio aos finais de semana”, complementa.

Segundo o administrador Célio Rodrigues, o próximo passo é construir mais cinco parquinhos na região administrativa. A obra será licitada no mês que vem. “Vamos atender a todas as comunidades daqui. Eu acredito que as cidades periféricas do DF são muito carentes de lazer. E nossa gestão seguirá investindo nisso”, revela.

Equipamentos públicos reformados e locais

  • Manutenção na Praça Coronel Salviano Guimarães – Setor Tradicional
  • Manutenção na Praça da Igrejinha – Setor Tradicional
  • Recuperação do parquinho infantil do DVO
  • Pintura e reforma do telhado do ginásio, revitalização e pintura do parquinho infantil e de equipamentos de calistenia no Buritis 3
  • Manutenção do parquinho e bancos de concreto na Vila Nossa Senhora de Fátima
  • Manutenção do parquinho infantil, recuperação do pergolado e instalação do alambrado em praça do Vale do Amanhecer
  • Recuperação do pergolado no Estância Mestre D’armas
  • Recuperação do pergolado, instalação de banco de concreto e manutenção do piso na área do pergolado no Estância 5

*RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: DÉBORA CRONEMBERGER