Professora é proibida de entrar em secretaria por “roupa inadequada” - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Professora é proibida de entrar em secretaria por “roupa inadequada”

Uma professora da rede municipal de ensino de Natal, no Rio Grande do Norte, foi proibida de entrar na Secretária Municipal de Educação  apó...


Uma professora da rede municipal de ensino de Natal, no Rio Grande do Norte, foi proibida de entrar na Secretária Municipal de Educação após dois homens alegarem que ela estava vestida com “uma roupa inadequada”. A proibição partiu do chefe de patrimônio da pasta e de um segurança.

O fato ocorreu na quarta-feira (11/11). “Em pleno século 21, é inadmissível que uma mulher seja julgada pela roupa que está usando. Principalmente porque o meu vestido não é inadequado. Fica claro que é mais um caso de machismo“, disse a professora Tânia Maruska Petersen, em entrevista ao G1

O caso foi denunciado pela própria docente, que trabalha na Escola Municipal Zuleide Fernandes. Ao jornal, ela contou que foi à secretaria para assinar alguns documentos.

“Quando eu cheguei, a segurança disse que achava que eu não poderia entrar por causa da minha roupa e que iria acionar o chefe. Ele já chegou dizendo que a roupa era inadequada. Perguntei quais eram os critérios, já que eu estava com um vestido normal, que eu já usei em outros dias de trabalho e já entrei em outros prédios públicos. Ele respondeu que existia uma portaria que explicava quais roupas não eram adequadas, que eu era uma educadora e que aquela não era roupa de uma educadora”, contou.

Após o episódio, Tânia disse que se sentiu constrangida com a cena. “Meu vestido não era curto para ser taxado de inadequado. Fiquei muito triste, envergonhada, foi uma situação vexatória. Eu sou uma excelente profissional. Eu estudo, invisto no meu trabalho, chego cedo, cumpro minhas atividades, e vou ser julgada pela roupa que eu uso?”, indagou.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) se pronunciou sobre o caso e disse que se solidariza com a luta da professora.