Cras II no Recanto das Emas é entregue - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Cras II no Recanto das Emas é entregue

  “Vivemos um momento bastante delicado no que diz respeito à assistência social, em decorrência da pandemia. As famílias estão em um empobr...


 “Vivemos um momento bastante delicado no que diz respeito à assistência social, em decorrência da pandemia. As famílias estão em um empobrecimento muito grande, então chega o momento de dar mais atendimento à comunidade, em especial àquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, comentou o chefe do Executivo.

“A necessidade de ter um Cras significa que a população precisa dos serviços do Estado, que ela está carente, daí a alegria de todos nós em abrir mais esse serviço no DF”, estendeu o governador Ibaneis Rocha.

“Vivemos um momento bastante delicado no que diz respeito à assistência social, em decorrência da pandemia. As famílias estão em um empobrecimento muito grande, então chega o momento de dar mais atendimento à comunidade, em especial àquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”Governador Ibaneis Rocha

O Cras II do Recanto das Emas é o segundo Centro de Referência de Assistência Social inaugurado no Distrito Federal em pouco mais de um mês. No início de agosto, a população do Sol Nascente foi contemplada com nova unidade do Cras, espaço que irá beneficiar cerca de 5 mil famílias. Até então, desde 2014 não era inaugurado no DF um estabelecimento de atendimento socioassistencial. A equipe do Cras II do Recanto das Emas II será composta por assistentes e agentes sociais, psicólogo, técnicos administrativos, além de um gerente.

Olhar humanizado

Vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério da Cidadania, o Cras é a porta de entrada para o cidadão acessar os serviços de proteção básica dos governos locais. É uma unidade pública de assistência social que oferece atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, disponibilizando serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais como o Bolsa Família e o Programa Prato Cheio, que já beneficiou cerca de 40 mil pessoas no DF. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, trabalhar com assistência social nos dias de hoje, em plena crise sanitária, é uma tarefa que deve ser encarada pelo atual governo com resiliência.

“A pandemia trouxe necessidade de acelerar esse espaço de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade”, alertou. “Esse é o grande desafio dessa gestão: olhar para este cenário que vem crescendo na vulnerabilidade e demandar um atendimento mais humanizado e especial para a assistência social”, destacou.

Confira o vídeo da inauguração:

“A inauguração de um novo Cras no Recanto das Emas é mais uma conquista para nossa comunidade”, festeja o administrador da cidade, Carlos Dalvan. “As notícias boas agora viraram rotina na nossa cidade e tudo isso graças ao governador Ibaneis, que tem entendido as dificuldades das RAs e atende nossas demandas”, agradece o gestor.

Participaram também do evento, a secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, o deputado federal, Julio Cesar, além dos secretários de Governo, José Humberto Pires e a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que destacou a importância de aproximar os cidadãos de seus direitos. “Esse espaço é exatamente isso, trazer pertencimento e mostrar para a população que o governo está trabalhando pela população, que estamos aqui para servir”, disse. “O governo é um só e trabalha unido para oferecer os serviços do Estado para toda a população. Esse é o nosso papel enquanto governo”, salientou.


Por: LÚCIO FLÁVIO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU