Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Parque Ecológico de Santa Maria será entregue à população



O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental, entrega, na nesta sexta-feira (30), o Parque Ecológico de Santa Maria. As obras de implantação da Unidade de Conservação (UC) foram realizadas com recursos de compensação ambiental, no valor de R$ 492 mil, oriundos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Com a entrega, serão beneficiados 120 mil moradores.

Além da implantação do parque ecológico, será entregue a primeira etapa das obras. Entre os equipamentos que a unidade passa a contar , estão parque infantil, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado ao ar livre, conjunto de lixeiras, bancos de concreto sem encosto moldados in loco e mesa de concreto com bancos, também de concreto.

Localizado na Quadra Central 1 da Região Administrativa de Santa Maria, o parque também passa a ter pórtico de entrada, guarita e pista de caminhada e corrida. O espaço será uma nova opção de lazer, convivência e contato com a natureza para 120 mil moradores de Santa Maria.

O Parque Ecológico Santa Maria foi criado pela Lei nº 2.044/1998 e recategorizado em 2019. Possui atributos ambientais sensíveis como campos de murundus, vegetação típica do Cerrado facilmente inundável na época das chuvas. Por essa razão, o Plano de Manejo da unidade visou garantir o uso do espaço sem causar prejuízos à biodiversidade.

 presidente em exercício da Terracap, Leonardo Mundim, explica que as obras realizadas no Parque Santa Maria fazem parte de um acordo entre a Terracap e o Brasília Ambiental para pagamento de compensação ambiental dos empreendimentos da Agência no DF.

“Quinze parques serão beneficiados nos próximos anos. A Terracap pretende pagar algo em torno de R$ 30 milhões em compensação ambiental, tudo revertido em benefício para a população do Distrito Federal”, antecipa.

Entre os equipamentos que a unidade passa a contar, estão parque infantil, Ponto de Encontro Comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado ao ar livre, conjunto de lixeiras, banco de concreto sem encosto moldados in loco e mesa de concreto com bancos de concreto

“As intervenções no Parque Ecológico de Santa Maria representam mais uma importante conquista para esta gestão. É uma demanda antiga da região que está sendo atendida pelo governo atual através da parceria entre a Sema, o Brasília Ambiental e a Terracap.  Seguimos trabalhando para garantir toda a infraestrutura necessária nas unidades de conservação geridas pelo instituto, sempre priorizando a preservação dos espaços ecológicos e o bem-estar da população“, destaca presidente do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.

* Com informações do Brasília Ambiental e da Terraca

Postar um comentário

0 Comentários

Páginas