UHE Corumbá IV gera energia limpa, de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

UHE Corumbá IV gera energia limpa, de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental

  Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Corumbá Concessões, gestora da Usina, destaca suas ações de preservação e respeito à natureza A aten...

 



Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Corumbá Concessões, gestora da Usina, destaca suas ações de preservação e respeito à natureza

A atenção e a preservação da natureza são atitudes que devem permear todos os setores da sociedade e, especialmente, os indivíduos, cada um exercendo o seu papel em família, na sua cidade, país e no planeta. “Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quando muitas ações estão voltadas para cuidar, homenagear e denunciar crimes ambientais, a Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, tem muito o que comemorar”, comentou o diretor-presidente da companhia, Marcelo Siqueira Mendes.

Desde o início de operação do empreendimento, em 2006, a população dos sete municípios do entorno do reservatório – Silvânia, Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Corumbá de Goiás, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto – é beneficiada com diversas ações socioambientais permanentes que têm feito a diferença na região. “Estamos cumprindo a nossa missão de gerar e fornecer energia elétrica com excelência e de forma sustentável, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento e a qualidade de vida das populações do entorno. Também estamos gerando consciência ambiental”, disse o executivo.

Educação ambiental

O departamento de Meio Ambiente da companhia planeja e realiza projetos e eventos dentro das diretrizes de seus programas de Educação Ambiental, Alternativa Produtiva e Atenção à Saúde, entre outros. Ações também são realizadas em parceria com os municípios de abrangência do empreendimento.

O Programa de Educação Ambiental (PEA), por exemplo, promove ações voltadas aos frequentadores do lago, como as paradas ecológicas por terra e as abordagens via lago, visando incentivar os moradores e visitantes a se comprometerem com o trabalho de prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente físico, biológico e social.

Marcelo Mendes cita outros projetos que estão mudando a vida das comunidades beneficiadas: Água Viva, que acaba de recuperar áreas de nascentes, construir barraginhas e fossas ecológicas em três comunidades rurais de Santo Antônio do Descoberto; e o projeto Mãos Produtivas, executado neste município e em Novo Gama, há dois anos, que agora vai beneficiar também produtores rurais de Luziânia. 

E para contribuir com o trabalho dos profissionais que atuam na prevenção e tratamento da Covid-19, no final de maio a Corumbá Concessões distribuiu kits de material protetivo a unidades de saúde de Santo Antônio do Descoberto e Luziânia, como também a produtores participantes do projeto Mãos Produtivas, em Luziânia. 

Dia do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente este ano, a Corumbá Concessões realiza duas paradas ecológicas, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente de Abadiânia (dia 4/6) e de Alexânia (dia 5/6), com orientação aos turistas que seguem em direção ao lago de Corumbá IV. Os motoristas abordados na operação irão receber kits com material educativo (cartilhas, folders e o Informativo UHE Corumbá IV) sobre preservação do lago e da APP, segurança das famílias durante o lazer, prevenção do Cerrado, lixocar e mudas de espécies nativas, além de orientações alusivas à data.

Fonte:Assessoria de Comunicação

Corumbá Concessões

Ana Lúcia dos Guaranys

 

...