Vargem Bonita inaugura feira familiar neste sábado (15) - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Vargem Bonita inaugura feira familiar neste sábado (15)

  A partir deste sábado (15), o Núcleo Hortícola Vargem Bonita, bem como toda a região do Park Way, poderá usufruir  da Feira da Vargem. Loc...

 A partir deste sábado (15), o Núcleo Hortícola Vargem Bonita, bem como toda a região do Park Way, poderá usufruir  da Feira da Vargem. Localizada em frente ao comércio local, ao lado da quadra de futebol da comunidade, a feira funcionará todo sábado, das 7h30 às 15h. Já na inauguração, contará com 18 barracas de produtos hortícolas, duas de artesanato e várias de alimentação.

Já foram entregues 15 barracas pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA), com contrato de cessão de uso de dois anos | Foto: Divulgação/Emater












Resposta a uma antiga demanda da comunidade, o novo espaço será mais uma oportunidade de comercialização da produção local com dia e horário fixos, diretamente para os consumidores. Na feira, os moradores da região e futuros visitantes poderão encontrar folhosas como alface, couve, salsa, cheiro-verde, além de hortaliças como berinjela, cenoura, chuchu, abobrinha e diversos outros produtos, todos de cultivo orgânico.

A Superintendência Federal de Agricultura (SFA), órgão do Ministério da Agricultura, entregou 15 barracas para a Administração Regional do Pak Way utilizar com os produtores da agricultura familiar. A entrega foi ajustada por meio de contrato de cessão de uso com validade de dois anos. A administração está trabalhando na montagem do espaço e em toda a estrutura, com piso e energia elétrica.

Com o apoio da comunidade e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), o chamado “kit feira” entregue pela SFA está ganhando corpo. Além da divulgação e mobilização dos agricultores para participar da feira, a empresa tem apoiado a associação local, como forma de incentivo à comercialização, e vem orientando os produtores sobre boas práticas, para obtenção do Selo da Agricultura Familiar a cada item a ser ofertado no local.

“Estamos acompanhando o processo, participando das reuniões e fazendo sugestões para apoiar da melhor forma possível”, afirma a gerente do escritório local da Emater na Vargem Bonita, Claudia Coelho.

Entrega facilitada

Para a agricultora familiar Karoline Costa, uma feira próxima à sua propriedade facilita a logística de entrega dos produtos. “Minha expectativa é que essa feira vá para frente”, diz. “Assim como tem boas feiras no Gama, no SIA, aqui tem tudo para dar certo também”.

O administrador do Park Way, Maurício Tomaz, aposta na atratividade da cultura local. “Não é em todo lugar que a gente tem a riqueza que a Vargem Bonita tem, como artesanato e culinária oriental”, destaca. Assim, além de produtos hortícolas, o espaço também vai oferecer alimentos como yakissoba, sushi e tofu – típicos da culinária japonesa, bastante difundida no local, que tem muitos produtores com essa ascendência – , além de peças de artesanato, como luminárias e bonecas japonesas, e até espaço para apresentações culturais.

“A ideia aqui é que o preço também seja um atrativo, porque serão as melhores hortaliças vendidas sem intermediários, diretamente pelo produtor”, explica o administrador regional.

“Vamos começar com 100% das barracas disponibilizadas em funcionamento, pois temos 15 produtores confirmados, mas ainda temos espaço para crescer, pois cada barraca pode abrigar até dois produtores no futuro”, antecipa a gerente do escritório local da Emater.

Todos os espaços para feirantes interessados na venda de produtos alimentícios foram ocupados, mas ainda há oportunidade para mais artesãos participarem da feira, segundo informações da administração regional.

Prevenção à covid-19

Maurício Tomaz vê na inauguração da feira uma forma de enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia. Tudo será feito com segurança, garante ele, respeitando as medidas restritivas. “As barracas terão distanciamento”, informa. “Além da obrigatoriedade do uso da máscara, vamos seguir os decretos, e não será possível o consumo dos alimentos no local. Com o tempo e com a abertura de acordo com os decretos vigentes, vamos melhorar a estrutura cada vez mais para possibilitar segurança e melhorias para a nossa feira”.

Feira orgânica da Vargem Bonita

  • Inauguração: sábado (15), ao lado da quadra de futebol. Funcionamento aos sábados, das 7h30 às 15h.

*Com informações da Emater