Projeto Água Viva beneficia comunidades rurais no entorno do reservatório de Corumbá IV - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Projeto Água Viva beneficia comunidades rurais no entorno do reservatório de Corumbá IV

  As ações ambientais do projeto estão sendo realizadas em quatro comunidades de Santo Antônio do Descoberto   Depois de atrair a atenção ...

 

As ações ambientais do projeto estão sendo realizadas em quatro comunidades de Santo Antônio do Descoberto

 

Depois de atrair a atenção do público participante do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, o projeto Água Viva, da Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, recebeu novos investimentos para dar continuidade às ações que foram implementadas, durante três anos, nos sete municípios do entorno do reservatório. Ele foi revisto e agregou novas tecnologias e propriedades rurais, que foram beneficiadas com o plantio de mudas em áreas de nascentes, construção de barraginhas e instalação de fossas ecológicas, no ano de 2021.

 

As atividades estão sendo realizadas no município de Santo Antônio do Descoberto nas comunidades Santa Rosa, Lagoinha, Pontezinha e Santo André, com o cercamento de nove nascentes e plantio de 300 mudas em cada, totalizando 2.700 mudas. Foram também construídas cinco fossas sépticas biodigestoras e cinco barraginhas para cada nascente, totalizando 45 barraginhas.

 

O projeto faz parte dos programas ambientais desenvolvidos pela concessionária e veio ao encontro das necessidades dos moradores de repensarem a forma como vinham tratando suas terras. Os objetivos específicos do Água Viva são: Diminuir a erosão e o assoreamento de córregos e rios para minimizar o efeito das enxurradas; preservar os córregos e o solo; abastecer o lençol freático; preservar o meio ambiente e a economia familiar, por meio da proteção das nascentes e matas ciliares.

 

“O Água Viva já está nos sete municípios do entorno da Usina Corumbá IV. Mas, a implementação de novas ações foi necessária, uma vez que o projeto consiste não só em promover o aumento da água nas propriedades, como também garantir a qualidade dessa água”, explicou Joy Pena, coordenador de campo do projeto.  Segundo ele, na primeira etapa, foram plantadas 100 mudas nativas do Cerrado, que hoje fazem a diferença nas propriedades beneficiadas. “A mata ciliar está crescendo e os participantes, que lá atrás eram alunos do ensino médio, hoje são agentes transformadores e conscientes”, completou.

 

Entre as ações realizadas pelo projeto este ano, Joy Pena destaca a construção de cinco barraginhas na fazenda do ambientalista José Ângelo Rizzo, escritor de várias obras ambientais e conhecido como “a fera de Goiás”. Com o seu falecimento, no ano passado, a família está realizando um dos grandes sonhos de Rizzo, por meio da tecnologia do projeto Água Viva.

 

Segundo o analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Wily de Paula Barbosa, que acompanha os trabalhos, o Água Viva plantou 5.300 mudas de árvores, todas nativas do Cerrado, implantou 36 fossas sépticas e construiu 147 barraginhas, de 2015 até hoje. “Os trabalhos nas quatro comunidades têm oferecido uma melhor qualidade ambiental e de vida aos envolvidos”, finaliza Willem.




Assessoria de Comunicação

Corumbá Concessões

30/04/2021