Corumbá Concessões realiza Parada Ecológica em Santo Antônio do Descoberto - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Corumbá Concessões realiza Parada Ecológica em Santo Antônio do Descoberto

  Educação ambiental é levada, com frequência, às comunidades do entorno do lago: Silvânia, Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Corumbá de Goiás,...


 Educação ambiental é levada, com frequência, às comunidades do entorno do lago: Silvânia, Abadiânia, Alexânia, Luziânia, Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama

Neste sábado (8/5), foi realizada uma Parada Ecológica na estrada de acesso ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, em Santo Antônio do Descoberto. A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) promovida pela Corumbá Concessões para levar aos moradores e frequentadores do lago e da Área de Preservação Permanente (APP) informações e orientações de sensibilização sobre o uso consciente dos recursos naturais na região.

Na ação, a equipe abordou 150 veículos de visitantes de Brasília e Goiás e entregou kits ecológicos contendo cartilhas sobre turismo, lazer consciente, flora/fauna e lixocar. Também foram sanadas dúvidas de quem passou por ali sobre o que é e não é permitido no lago e na APP. Nessas abordagens, os agentes ambientais conseguem identificar as principais demandas da região e propor os melhores projetos para atender as pessoas que utilizam o espaço do reservatório.

“É importante destacar que existem responsabilidades e deveres de cada um diante desse contexto. A sensibilização dos usuários é essencial, pois são eles que vão garantir a qualidade do reservatório. A ação de todos é fundamental para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população”, comentou o analista ambiental Willem Wily de Paula Barbosa, que acompanhou a ação. 

Para moradores da região como o vigilante Valdeci Ferreira, a atividade de educação ambiental é vista de forma positiva pois, por meio dela, os frequentadores conseguem aprender a tornar o ambiente mais agradável para todos. “Mas, para isso, cada um tem que fazer a sua parte, principalmente no descarte correto do lixo, que é uma das principais queixas de quem passa por aqui”, lembrou o vigilante.

O médico veterinário Fábio Vinícius, que visita a região frequentemente, vê a ação da Corumbá Concessões como um serviço essencial de aprendizado e que deve ocorrer sempre pois, assim, os moradores e turistas criam o hábito de preservar a natureza.

Através do PEA, os analistas e agentes ambientais da Corumbá Concessões realizam, de forma permanente, ações socioambientais nos sete municípios do entorno do reservatório, a exemplo de Paradas Ecológicas e Abordagens Via Lago (AVLs), levando aos moradores e frequentadores da região material educativo sobre preservação ambiental. Em 2020, cerca de cinco mil turistas e moradores receberam orientações e kits ecológicos num total de 24 atividades.

Assessoria de Comunicação

Corumbá Concessões

Ana dos Guaranys

10/05/2021