Recanto das Emas vai ganhar novas creches - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Recanto das Emas vai ganhar novas creches

  A população do Recanto das Emas vai ganhar uma nova creche, na Quadra 112. A licitação para a construção do Centro de Educação da Primeira...

 


A população do Recanto das Emas vai ganhar uma nova creche, na Quadra 112. A licitação para a construção do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) foi publicada nesta quinta-feira, 25, no Diário Oficial do Distrito Federal. O investimento estimado da obra é de R$ 5.145.766,70, com recursos do Governo do Distrito Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Com isto, já são dois CEPIs em processo licitatório para o Recanto das Emas. O outro, cujo processo teve início em 2020, será construído na Quadra 109, com investimento de R$ 4.477.924,96. O secretário de Educação, Leandro Cruz, reafirma o compromisso da pasta com o atendimento a esta etapa educacional. “O percurso escolar começa na creche, é uma fase fundamental para o desenvolvimento da criança. E há um aspecto social também muito importante para as famílias, as mães que trabalham e precisam deixar seus filhos na creche.”

 

O terreno que vai sediar o CEPI tem 9.017,24 m². De área construída serão 1.311,97 m², divididos em quatro blocos. Ainda não está decidido se o funcionamento será em período integral. Neste caso, a capacidade será para 188 crianças. Se a opção for por funcionamento em dois turnos, matutino e vespertino, serão atendidas 376.

 

O projeto prevê salas para recepção, secretaria e orientação, almoxarifado, diretoria, sala e sanitário dos professores, fraldário, salas de atividades e repouso, alimentário e solário. O espaço multiuso terá sala de leitura, laboratório de informática, banheiros infantis e adultos, entre outros.

 

A responsável pela licitação é a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. “Essa é mais uma obra que a Novacap irá realizar, em parceira com a Secretaria de Educação, e que garantirá uma melhor qualidade de vida à população do Recanto das Emas” destaca o presidente da companhia, Fernando Leite.

 

O Recanto das Emas conta com quatro CEPIs e atendimento em mais duas instituições parceiras. Ao todo, são atendidas 1.274 crianças de zero a 5 anos.

 

Padrão FNDE

 

Os prédios dos CEPIs seguem o modelo padrão do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A Secretaria de Educação elabora o projeto básico e cuida da contratação da empresa. No caso do CEPI do Recanto das Emas, além de realizar a licitação, a Novacap elaborou os projetos complementares e a planilha orçamentária.

 

A concorrência será realizada no dia 29 de março, às 9h. O prazo de entrega da obra é de 300 dias, a contar da assinatura da ordem de serviço.


Fonte: Secretária de Educação