Ibaneis avalia abrir comércio semana que vem com carga horária menor - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Ibaneis avalia abrir comércio semana que vem com carga horária menor

O Governo do Distrito Federal  deverá reabrir o comércio na próxima semana, segundo o anúncio do governador Ibaneis  Rocha,  na manhã desta ...




O Governo do Distrito Federal deverá reabrir o comércio na próxima semana, segundo o anúncio do governador Ibaneis  Rocha, na manhã desta quinta-feira (18/3). De acordo com o chefe do Executivo local, o índice de transmissão da Covid-19 na capital tem baixado e está, atualmente, em 0,99.
Segundo Ibaneis, a ideia é reabrir as atividades econômicas, mas com horários de funcionamento reduzidos. “A expectativa é voltar com o comércio na próxima semana, mas isso vai depender muito dessas taxas que nós estamos analisando. Eu tenho uma perspectiva de retornar na próxima semana, nem que seja com uma carga horária menor, para que a gente tenha pelo menos um público em funcionamento, colocando as pessoas novamente para trabalhar, com toda fiscalização necessária”, disse, durante visita ao posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.
Ainda conforme o governador, as equipes do Executivo local farão reuniões, nos próximos dias, a fim de analisar números da Covid-19 no DF, antes de oficializar a reabertura. “Sabemos da responsabilidade do comércio, sabemos da responsabilidade dos shoppings centers. Todos eles trabalham com muita segurança. Agora, nós vamos avaliar primeiro os números, vamos nos reunir com a Secretaria de Saúde, com a Codeplan e com todos os técnicos para saber da segurança dessa reabertura”, acrescentou.
O titular do Palácio do Buriti ainda mencionou a taxa de transmissão do vírus, que tem caído na capital do país.

“Nós estamos felizes, porque as medidas de isolamento, mesmo que não sejam as mais restritivas como deveriam ocorrer, estão surtindo efeito. Ontem, nós diminuímos o índice de transmissão para 0,99. Estou aguardando a taxa de hoje, para saber se continua descendo. Isso nos traz uma perspectiva muito boa, no sentido de diminuir a quantidade de internações. É sinal de que nossas medidas têm surtido efeito, em especial a do toque de recolher a partir das 22h. Se continuar descendo dessa maneira, logo, logo a gente coloca os leitos de UTI atendendo toda a população”,
 afirmou.

Ainda na ocasião, Ibaneis disse que o Distrito Federal deverá receber entre 70 mil e 80 mil doses de vacina contra a Covid-19 na próxima semana. De acordo com ele, caso o Ministério da Saúde entregue este lote, a campanha de imunização será ampliada para idosos com 70 anos e 71 anos na capital.

“O Ministério da Saúde tem mantido uma regularidade de entrega de vacina toda semana e tem ampliado esse número. Nesta semana, foram quase 60 mil doses e deu para ampliar [a campanha] para 72 e 73 [anos] e existe uma previsão para a semana que vem, que entregue entre 70 e 80 mil doses de vacina, o que daria para a gente vacinar o pessoal com 70 e 71 anos”, declarou, em visita ao ponto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Nesta quinta-feira (18/3), começou a vacinação de idosos com 72 e 73 anos. Em meio ao alívio de receber a primeira dose, idosos e acompanhantes aguardam, em média, até 1h para a imunização. Para evitar aglomerações, nesta semana a imunização ocorrerá também no sábado e no domingo.

“Daqui para frente a gente tem que observar que essas faixas etárias vão se ampliando e temos que ter muito cuidado para sejam evitadas aglomerações também na vacinação. Inclusive, neste final de semana, vamos trabalhar não só no sábado, mas no domingo também. Haverá vacinação no sábado e no domingo, para que a gente possa evitar esse tipo de aglomeração”, comentou Ibaneis.

Fonte: Metrópoles