Gilmar arquiva inquérito de Aécio por corrupção e lavagem de dinheiro - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Gilmar arquiva inquérito de Aécio por corrupção e lavagem de dinheiro

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes arquivou o inquérito em que o...




A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes arquivou o inquérito em que o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) era investigado por desvios na estatal do setor elétrico Furnas. 

O pedido de arquivamento é assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, que afirmou haver indícios contra Aécio e o ex-diretor da empresa Dimas Toledo, mas insuficientes para iniciar uma ação penal contra eles.

“Esse panorama traz fortes indícios de que as famílias de Dimas Toledo e de Aécio Neves mantiveram contas no exterior, possivelmente utilizadas para o recebimento de valores espúrios oriundos dos crimes cometidos em prejuízo de Furnas. Contudo, após a realização de diversas diligências investigativas, não se obteve êxito na produção de lastro probatório apto à deflagração de ação penal efetiva e com perspectiva de responsabilização criminal dos investigados, ante a ausência de confirmação plena dos fatos afirmados pelos colaboradores”, diz trecho do documento da PGR.

Em delação premiada, o senador cassado Delcídio Amaral acusou o tucano de receber propina referente a contratos de Furnas. Em troca, Aécio forneceria apoio político para a indicação e manutenção de ocupantes de cargos na empresa.

Fonte: Terra Brasil Notícias