Como guardar mais dinheiro em 2021? Veja dicas dos especialistas - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Como guardar mais dinheiro em 2021? Veja dicas dos especialistas

O ano de 2021 começa cheio de dúvidas sobre a economia do Brasil, apesar dos esforços do presidente Jair Bolsonaro para melhorar, a pandemia...




O ano de 2021 começa cheio de dúvidas sobre a economia do Brasil, apesar dos esforços do presidente Jair Bolsonaro para melhorar, a pandemia atrapalhou o desenvolvimento do país. Mas, com alguns passos, é possível organizar as finanças e passar de maneira mais suave. 

Em conversa com três especialistas em finanças para montar um passo a passo de organização de orçamento para o ano novo. São três etapas iniciais.

  • Faça uma revisão de todos os gastos dos últimos três meses (ou mais);
  • Anote todas as receitas; se for autônomo, faça uma média de ganhos;
  • Faça uma previsão de quanto deve ganhar e gastar ao longo de todo o ano. 

Esses itens formam uma versão básica de orçamento, que ajuda a ter clareza de quais são as despesas obrigatórias e as dispensáveis. A frequência pode ser semanal, mensal ou anual. O importante é permitir a detecção de gargalos nas movimentações financeiras.

Com tudo anotado, em detalhes, é preciso passar um pente-fino no que é possível cortar para que sobre mais dinheiro no fim de cada mês. O professor de finanças da Fundação Getulio Vargas Fabio Gallo ensina uma velha tática de priorização das despesas. É o que ele chama de “Orçamento ABCD”.

  • A, de Alimentar: especificamente os suprimentos para a família, sem supérfluos; 
  • B, de Básico: contas essenciais, como água, luz, gás, aluguel, entre outros;
  • C, de Contornável: tudo o que faz a vida mais confortável, mas dispensável em um momento de emergência;
  • D, de Desnecessário: gastos recorrentes que não fazem mais sentido (academia que não frequenta, TV a cabo que não assiste e semelhantes).

Depois de catalogar tudo, elimine tudo o que está na categoria D. Depois, veja tudo o que está em C e pode ser ajustado. Um exemplo é trocar uma TV a cabo com muitos canais que não se assiste por serviços de streaming que sejam mais baratos. 

Algumas despesas podem estar na fronteira entre uma categoria e outra. O combustível é uma delas. Se a dependência da família pelo carro for alta, entra em Básico. Se o uso for por lazer, pode estar na categoria Contornável.