Governo convoca mais 500 policiais militares - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Governo convoca mais 500 policiais militares

A ansiedade do aviador civil Marcos Barreiro, de 27 anos, cresce em uma contagem regressiva que começou ainda em março,  mas agora tem data ...




A ansiedade do aviador civil Marcos Barreiro, de 27 anos, cresce em uma contagem regressiva que começou ainda em março,  mas agora tem data para terminar. É que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) anunciou para 28 de dezembro o início do curso preparatório de praças da segunda turma de aprovados do concurso realizado em 2018. Desde o dia 1º deste mês a corporação vem recebendo a documentação dos 500 convocados. Marcos é um deles.

A espera veio à tona depois que a primeira convocação, feita ainda no primeiro trimestre deste ano, foi suspensa com o decreto da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A primeira turma, de 750 soldados, havia se formado em janeiro. As aulas presenciais do novo grupo, porém, tiveram que ser suspensas antes mesmo de começar e o novo chamamento ficou sem data prevista.

87 oficiaisestão em treinamento para entrar em ação

Até que a Polícia Militar, cumprindo todos os protocolos de segurança – que inclui o distanciamento mínimo entre os alunos em sala de aula –, promoveu uma readequação do curso e a retomada dos planos de formação para ainda este ano. Nesse momento, há em andamento um curso de formação de 87 oficiais. A duração é de três anos.

“A vinda desse novo efetivo vai reforçar o policiamento do DF, reduzindo nosso déficit na corporação, além de aumentar a sensação de segurança da população nas ruas”Coronel Rigueira, chefe do Departamento de Gestão de Pessoal da PMDF

A previsão inicial é de que a preparação dos novos praças no Complexo de Ensino da Polícia Militar em Taguatinga dure cerca de oito meses, caso nenhuma medida de suspensão das atividades precise ser tomada para conter o contágio da Covid-19 no Distrito Federal. A partir daí, todo o efetivo de 500 soldados, entre homens e mulheres, será empregado no reforço da segurança pública em todo o DF.

Segurança nas ruas

Desde 2019, a atual gestão do GDF já convocou 1.474 aprovados em concursos da PMDF. No ano passado foram 775 praças e 112 oficiais e, neste ano, são 500 praças e 87 oficiais.

 

“A vinda desse novo efetivo vai reforçar o policiamento do DF, reduzindo nosso déficit na corporação, além de aumentar a sensação de segurança da população nas ruas”, aposta o chefe do Departamento de Gestão de Pessoal da PMDF, coronel Rigueira.

Sonho

Pouco mais de um ano antes de ser aprovado no concurso, Marcos largou o trabalho que tinha para se preparar, exclusivamente, para a prova da Polícia Militar do DF. Morador de Luziânia e com policiais na família, ele diz que admira o trabalho da corporação e que fazer parte dela é um sonho.

“A ansiedade e a expectativa estão lá em cima, porque desde março estamos esperando uma definição. Agora, com a readaptação que a PM fez para nos receber, começamos a contar os dias para tudo começar, finalmente”, comenta Marcos Barreiro.

 Por HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FÁBIO GÓIS