Teste de Covid-19 foi tão profundo em nariz de mulher que fez cérebro vazar - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

Teste de Covid-19 foi tão profundo em nariz de mulher que fez cérebro vazar

Estudo indica que este é o primeiro caso do tipo. Mulher fez teste antes de cirurgia e depois teve dores de cabeça e vômitos Teste para Covi...



Estudo indica que este é o primeiro caso do tipo. Mulher fez teste antes de cirurgia e depois teve dores de cabeça e vômitos


Teste para Covid-19MAYANK MAKHIJA/NURPHOTO VIA GETTY IMAGES
Um teste de saliva, realizado para detectar contaminação pelo novo coronavírus, foi tão profundo no nariz de uma mulher que fez o cérebro dela vazar. O estudo que relata o caso foi publicado nessa quinta-feira (1°/10), no JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery.


Segundo a publicação, uma paciente de cerca de 40 anos procurou um hospital após ter coriza, dor de cabeça, rigidez no pescoço, fotofobia e sentir um gosto metálico na boca.


Pessoas com o rosto coberto como medida de precaução contra COVID-19, durante a coleta de amostra de swab nasal para o Teste Rápido de Antígeno do Corona virus (RAT), em Gandhi Darshan, Rajghat antes de Gandhi Jayanti, em 30 de setembro de 2020, em Nova Delhi, Índia. Mayank Makhija/NurPhoto via Getty Images

Ressonância de paciente
Líquido do cérebro vazou depois que paciente fez teste de esfregaço para Covid-19JAMA Otolaryngology / University of Iowa


Ela explicou ao médico que havia feito um teste para Covid-19, antes de uma operação de hérnia, e que havia começado a se sentir mal dias depois, com dores de cabeça e vômitos.

A paciente foi encaminhada aos hospitais da Universidade de Iowa, onde descobriram, por meio de tomografia e ressonância magnética, uma massa no meio da cavidade nasal direita.


A equipe médica, liderada pelo Dr. Christopher Blake Sullivan, drenou a massa e constatou vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR), que se encontra no cérebro e na coluna. Segundo os médicos, foi o primeiro caso do tipo que presenciaram.

A mulher se recupera bem, mas ainda está em acompanhamento neurológico.

Teste incômodo
O teste de esfregaço nasal é um dos métodos mais comuns para detectar Covid-19. O teste envolve a coleta de secreção utilizando um swab, que é um cotonete comprido, na parte interna do nariz e na parte posterior da garganta. Ele é indolor, mas pode causar incômodo.


A detecção é realizada pelo material genético do vírus. Segundo especialistas, este teste deve ser feito do 2° ao 12° dia do início dos sintomas.

Por Metrópoles