DF é a primeira unidade da Federação a receber um locker dos Correios - Notícias de Brasília

Page Nav

HIDE

DF é a primeira unidade da Federação a receber um locker dos Correios

Paranoá agora conta com uma espécie de armário, que garante a chegada da encomenda às mãos de quem não tem CEP ou não pode esperar em casa...


Paranoá agora conta com uma espécie de armário, que garante a chegada da encomenda às mãos de quem não tem CEP ou não pode esperar em casa

LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON

O locker, além de garantir a chegada da encomenda a quem não tem a possibilidade de receber o carteiro em casa, traz mais conveniência à população, principalmente para moradores de condomínio sem portaria, por exemplo | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O Paranoá ganhou, na manhã desta terça-feira (27), um presente de aniversário dos Correios. A região administrativa, que completou 63 anos neste mês, e não tem nenhuma agência da empresa, conta, a partir de agora, com o locker – espécie de armário inteligente e exclusivo para entrega de encomendas. Inaugurado na sede da Administração Regional, os moradores da região poderão receber suas encomendas com mais facilidade e retirá-las pessoalmente no primeiro locker em funcionamento do país.

Sem custo algum para os destinatários, o sistema já é amplamente utilizado nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em muitos países da Ásia. No Brasil, está chegando a partir de agora para facilitar a vida de pessoas que enfrentam problemas com endereços ou mesmo que não tenham ninguém em casa durante o dia para receber uma encomenda. “O locker mostra que o Correios está em sintonia com o que há de mais moderno no mundo, uma tecnologia que não é do futuro, mas do presente”, destacou o presidente da empresa, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Utilizar o serviço é extremamente fácil. “Muito bom. Agora vou poder comprar pela internet sem medo de não chegar”, disse a moradora Cléia Nere. O armário tecnológico dos Correios pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para utilizar o terminal de autoatendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo. No momento de fazer compras na internet, ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker (71570-989), e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.

Sem custo para os destinatários, o sistema locker já é utilizado nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em países da Ásia. No Brasil, chega para facilitar a vida de quem tem problemas com endereços ou sem alguém em casa para receber encomenda | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda. A capacidade de distribuição é de até 40 objetos por dia.

De acordo com o chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF, Paulo Cesar Chaves, que representou o GDF na inauguração, a plataforma garante a inclusão social. Paulo Cesar agradeceu, em nome do governador Ibaneis Rocha e do vice-governador, Paco Britto, pela escolha da capital para o lançamento do projeto. “Essa ação fantástica dos lockers é uma solução que facilitará a vida de muita gente. Agradecemos os Correios pela iniciativa”, disse. Os Correios ainda planejam lançar outros nove lockers no Distrito Federal até janeiro de 2021. As cidades de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e São Sebastião poderão ser contempladas.

O locker, além de garantir a chegada da encomenda a quem não tem a possibilidade de receber o carteiro em casa – ou por estar fora, ou por morar em endereço sem CEP – traz mais conveniência à população, principalmente para moradores de condomínio sem portaria, por exemplo. No Paranoá Parque e Itapoã, cerca de seis mil famílias poderão se beneficiar do novo canal dos Correios.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente, reiterou a importância da parceria entre os entes públicos para atender aos anseios dos cidadãos. “A população está muito feliz. Estamos aqui, gestores e políticos trabalhando para entregar benefícios à população. A instalação do locker é uma conquista merecida para a comunidade do Paranoá”, afirmou o distrital.

Para o administrador regional do Paranoá, Sergio Damaceno, a instalação do equipamento na cidade é uma importante vitória aos moradores. “Ao completar 63 anos de aniversário, o Paranoá tem muito a comemorar. A população ainda não conta com agência dos Correios nem com a distribuição em todos os condomínios do Paranoá Parque, que possui atualmente 40 mil moradores. A nossa ideia, no futuro, é solicitar a implantação de uma agência na cidade, mas até lá, o locker, vem para facilitar a vida da população’, afirmou.

Por AGÊNCIA BRASÍLIA